COMO SÃO OS COMPUTADORES DE BORDO?

 

 Computadores de bordo: saiba o que fazer

 

Como o próprio nome diz, um computador de bordo é um equipamento capaz de computar dados importantes para o funcionamento do veículo. Ele atua como um copiloto para o condutor. No entanto, ele é um copiloto muito mais capaz do que qualquer humano, uma vez que tem acesso a dados que nenhuma pessoa conseguiria ter. Por estar conectado com os sistemas eletrônicos do carro, o computador tem acesso a dados sensíveis de praticamente todos os sistemas do veículo. Com isso, ele pode mostrar essas informações em tempo real para o usuário, além de permitir a instalação de aplicativos de desenvolvedores para poder melhorar ainda mais a sua experiência.

Como efeito deste monitoramento, o motorista passa a ter um controle muito mais preciso dos sistemas do carro e consegue controlar alguns fatores que, sozinho, dificilmente faria. Com um bom sistema operacional instalado, o computador pode usar aplicativos como o Waze (quando se oferece essa integração) ou outros GPS para poder oferecer as direções. Além disso, o computador pode funcionar como um multimídia, executando faixas de áudio, rádio e outros recursos de entretenimento dentro do carro.

Em relação a informações, o computador de bordo é capaz de oferecer relatórios em tempo real de várias partes do veículo. Os mais importantes são os relatórios de consumo de gasolina. Basicamente, o computador consegue calcular o consumo médio de um carro e o consumo atual. Com base nisso, é possível se programar adequadamente para não ficar sem gasolina, além de identificar alguns problemas.

Por isso, valeria a pena ir até o mecânico para checar a informação. Além disso, o relatório ajuda a entender quando você precisará fazer o seu próximo abastecimento com base no seu uso médio. Outro relatório interessante que o computador de bordo oferece é o de autonomia. Ele ajuda a mostrar quantos quilômetros o seu veículo pode rodar com a quantidade de gasolina no tanque no momento. É uma informação complementar ao dado anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *