5 DICAS PARA OTIMIZAR O SEU CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

O combustível é tido no senso comum como um dos maiores gastos na rotina dos motoristas e, para nós brasileiros, este problema se torna ainda maior levando em consideração os constantes aumentos sofridos, fazendo com que o combustível brasileiro figure entre os mais caros do mundo!

Por isso, aí vão algumas dicas da Grancouro para otimizar os seus gastos com combustível e melhorar o sua rotina financeira com o carro:

  • Evite freadas bruscas: A melhor maneira de se controlar o consumo de combustível, e ainda contar com mais segurança no trânsito, é manter uma distância maior dos veículos à frente, podendo diminuir a aceleração do carro e frear tranquilamente, evitando as paradas repentinas.
  • Aceleração controlada: Uma acelerada brusca, ou uma aceleração repentina, pode causar uma injeção maior de combustível no motor do veículo para que este aumento de potência possa ser suprido. Com isso, o ideal é controlar a aceleração para que o ritmo seja constante e que o consumo de gasolina do veículo seja menor.
  • Controle o peso do veículo: outro problema comum que pode gerar um maior consumo de gasolina é o peso excessivo carregado pelos veículos. Desta forma, o melhor a se fazer é retirar do carro todos os itens que não tem utilidade durante seu uso.
  • Mantenha a manutenção dos pneus em dia: pneus do carro bem calibrados podem ser a principal forma de economizar gasolina, pois  desregulados forçam um maior consumo de combustível para atingir um bom desempenho. O ideal é que todos os pneus sejam calibrados e conferidos ao menos uma vez por semana.
  • Utilize estrategicamente o ar-condicionado:  o método mais recomendado é utilizar o ar apenas em velocidades acima de 80 km/h, pois assim as janelas poderão ser mantidas fechadas e melhorar a aerodinâmica do veículo, economizando gasolina. Já em velocidades abaixo dos 80km/h é melhor manter as janelas abertas e o ar-condicionado desligado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *